Leandro Oliveira

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Edição e entrevista:

Ivanildo Jesus

Design:

Kas Hoshi e Victor R. Ribeiro 

 Leandro Oliveira 

 

            “Em resumo: se o ouvinte acha que a música popular é reserva de anseios “baixos” ou vulgares, é importante deixar claro: está ouvindo a música popular errada. E se acha que toda música clássica eleva, talvez não esteja ouvindo bem...” – Falando de música, Oito lições sobre música clássica – Leandro Oliveira

            A música clássica, ou erudita, termo que o entrevistado de hoje desaconselha o uso, tem nuances que demandam do ouvinte e de performer certa pesquisa, empenho e cocriação, assemelhando-se a uma sociedade secreta por conta de seus vários códigos ritualísticos, analogia também feita pelo nosso convidado. Esse gênero musical carece comumente de uma espécie de oráculo para que possamos adentrar no templo da apreciação. 

            Deixando todo o misticismo de lado, antes do adjetivo vem o sujeito, e no caso da música, em seus diversos idiomas, como linguagem é de uma complexidade sem fim, como arte renova-se constantemente encontrando formas de se fazer significativa e presente no nosso cotidiano. Seja qual for o gênero se você quer apreciar com propriedade o que ouve, e entender a Beleza do Som, uma tutoria fará bem. Para tanto, pede-se que esse tutor seja um expert em sua área, não só um mero executante, todavia alguém cujo perfil didático logre explicar com facilidade a ontologia do universo sonoro. 

            Leandro Oliveira é pianista de formação, compositor, diretor de audiovisual, regente e escritor. Desenvolveu durante doze anos atividade didática na Sala São Paulo, tendo explicado ao público centenas de programas. Como diretor de audiovisual atuou com diversos grupos, sendo indicado esse ano ao prêmio da revista Concerto pelo trabalho junto à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em suas transmissões ao vivo. 

            Nas suas palavras a função de um diretor de transmissão é “organizar as muitas variáveis entre as necessidades das telas e as necessidades dos artistas no palco - sob sua responsabilidade está a tradução do evento presencial para o público remoto. 
Por isso, ele precisa saber o mapa da orquestra e a partitura, eventualmente, mas precisa antes entender os limites para negociação das necessidades do evento presencial, além de deter conhecimentos suficientemente abrangentes para cooperar e coordenar equipes de funções hiper complexas - sejam as do palco, sejam as do estúdio de transmissão.” 
 
            Um gênero musical que sempre dialoga com o passado e está em frequente embate para se manter vivo no contemporâneo, assim a música clássica renasce através da ótica de Leandro Oliveira; buscando as novas mídias a música clássica segue subsistindo, alçando a inserção em novos mercados e lutando pela atenção de públicos mais jovens. Leandro tem mestrado em Musicologia, pós-graduação em Teoria da Comunicação, e é Doutor em “Educação, Arte e História da Cultura” pela Universidade Mackenzie e hoje conversa conosco falando sobre a beleza do som.